Seis Atividades Que Beneficiam Crianças Com TDAH

“O TDAH é um transtorno complicado que afeta 5% das criancinhas e que persiste durante a vida. Mas, com o tratamento adequado da metade dos casos remetem a idade adulta”. Assim de contundente mostra Marta Caldeireiro, professora de Estudos de Psicologia e Ciências da Educação da UOC. Atualmente há muita controvérsia em volta do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), e ainda que a imensa maioria dos especialistas reconhecem a tua existência, também são diversos os que advertem de uma tendência ao sobrediagnóstico. Os sintomas do TDAH (dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade) costumam coincidir com muitas características comuns em meninas, contudo que também se manifestam em certas personalidades adultas.
Por esse fundamento, algumas vezes, corre-se o risco de confundir certos traços próprios do feitio com este distúrbio de hiperatividade. A maioria das crianças são agoniados por meio ambiente, contudo não se trata de colocar uma etiqueta de TDAH toda a infância.
de Acordo com Maria José Acebes, “existem diferentes ocorrências vitais, como, tais como, problemas familiares ou traumas emocionais, que predispõem o sujeito a comportamentos aproximados aos sintomas inconfundíveis de um paciente que foi diagnosticado o TDAH”. A neuropsicóloga aponta, ainda, que “certas condições médicas são capazes de causar estas condutas que, supostamente, se atribuem ao TDAH”.
A fim de evitar diagnósticos errados a toda a hora precisa ter-se em conta que, apesar de que a manifestação seja a mesma, a circunstância não tem por que ser. As pessoas com TDAH têm mais problemas para inibir a sua resposta aos estímulos distractores, costumam incorrer em hiperactividade e apresentam uma maior tendência para a precipitação. Além do mais, manifestam-se frequentemente com condutas impulsivas que dificultam a aplicação de reforços, a médio ou enorme período, e que conseguem levá-los a subestimar as conseqüências de teu jeito.
- Três corridas de moto
- 5 País basco francês
- ‘Smartviñedos’, futebol na ‘nuvem’ e rostos em 3D
- 4 Parasitismo de pôr
- dois Primeira viagem
- 5 Pobreza no México
com esse tipo de contexto, os especialistas recomendam a prática de atividades que exijam concentração e desenvolvimento de tuas capacidades cognitivas, além das acadêmicas, em que possam descarregar toda a sua energia e aprendam a controlar seus impulsos.
“não obstante, nem ao menos todas estas ações valem para todas as garotas. É muito interessante que lhes interessem e que tenham um certo atrativo pra eles”, adverte Acebes. “Se o baixo lhe interessa o que está fazendo e o beneficiado será benéfico. De fato, obrigá-lo a realizar atletismo ou a concentrar-se em um jogo de xadrez, se ele não lhe sensibiliza, será contraproducente”.
Aprender a tocar um instrumento, assim como este ler e publicar algumas peças musicais, é “de forma especial benéfico” pras crianças com TDAH, por causa de isto “se reflete em novas fibras nervosas no lobo frontal do cérebro. A relação entre a música e a gênese de neurônios e de associações entre elas assegura habilidades cognitivas fundamentais para reverter transformações de posicionamento, como as próprias do TDAH”, reitera Caldeireiro. Pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram que a terapia assistida com cães podes amparar garotas com TDAH a aperfeiçoar suas habilidades sociais e a cortar as condutas problemáticas. Os resultados do serviço demonstraram que as moças que tinham sido tratados com cães induziram um acrescento da prática de atenção e progressos inesquecíveis nas relações com os outros.
Conforme explica Caldeireiro, “divertir-se jogando com cães ajuda a menina a se tornar mais consciente dos momentos em que perde a atenção ou se comporta de modo impulsiva. A título de exemplo, o cão reage buscando a atenção da moça quando esta se perder ou, pelo inverso, fica parado quando a criancinha age impulsivamente saltar as instruções.