A Residência SUBVERSIVA EM NASCESTE PINTADA (2019) DE CARMEN BERENGUER

A hibridez discursiva constatada em Nasceste Pintada participa da articulação do urbano a partir da compreensão de uma escritora habitando um universo fragmentado e fragmentário. Nessa novela, a cidade é a personagem fundamental e expressa a idéia de uma nação estrelada. A idéia de nação impõe uma gramática, uma lógica, um uso exato de seus elementos constitutivos e a conduta impecável do cidadão. Homi K. Bhabha1 indaga-se no método de construção e desconstrução da nação. Pra ele, 2 discursos compõem tua escrita: o pedagógico e o performativo. O discurso didático toma como equipamento o público, no significado de que o discurso performativo integra tornando-o sujeito da enunciação.
O perfomativo confronta a totalidade, para dividi-la, articulando a heterogeneidade, o subalterno, o liminal. De modo que Nasceu pintada revela uma nação enunciada desde as margens do gênero (mulher escritora), da literatura (collage), social (prostitutas e presas políticas).
A cidade é, desse jeito, um discurso de uma minoria que analisa os fluxos constantes que atravessam. A cidade revela áreas de abandono, de negligência; estabelece um entendimento fragmentário e não-sistemático do canon cheio desde as margens de uma forma típico.
Articula-se portanto uma mistura do intertextual. Em Nasceste pintada, Carmen Berenguer constrói uma montagem cinematográfica de nomadías. Sua escrita fragmentada, subjetiva, a colagem, o que permite uma leitura simultânea de temporalidades. A cidade, rearticulada, aparece como um ente moldado, uma construção neo-barroca que produz uma ferocidade ultrajante. A residência pública é a metáfora que monta um tríptico genérico em que você Nasceu pintada.
Representa, bem como, o símbolo de um outro discurso que transgrede o discurso hegemônico. A casa efetua um deslocamento do privado pro público. Contudo, esse deslocamento é dolorido e faz ressaltar a abyección dessa vontade de subversão. Por último, Carmen Berenguer, poeta errante, que pesquisa sua expressão na aterritorialidade, em outro lugar que ganhou a mulher. 1. Escrita fragmentada, leitura simultânea. Carmen Berenguer é uma cronista síncrona que utiliza a colagem como ferramenta para oferecer conta da universalidade da história. Nesta concepção, relata algumas histórias, reúne inúmeros depoimentos que notabilizam um ciclo de a comunidade, na sua complexa conformação.
dentro dela há uma desejo de plenitude, no entanto orientada para um intuito do imaterial. A autora quer reproduzir o “tempo” nos momentos em que a rodeiam; é um poeta do pulso. Nasceste pintada é composta por três fases. A primeira, intitulada “A residência cotidiana”, é dedicada a uma visão pessoal da cidade de Santiago a partir de um ponto estratégico, como é a Praça Itália. Outra particularidade da escrita de Berenguer consiste pela repetição fora de questão de discursos.
- Ganhou: Design de guarda-Roupa (Colleen Atwood)
- Mex Ray: instrumento de som
- 1 Trilogia original
- Prisoner – 3:Cinquenta
A repetição acontece a partir de algumas promessas, e articula abundantes sentidos. Permite a simultaneidade, contudo, também, induz à loucura; um disco arranhado tocando uma estagnação da reflexão, uma vontade de se socorrer dos fluxos muito velozes da cidade, ou uma indispensabilidade de aumentar os fenômenos a término de recalcarlos.
2. A cidade de cosméticos, o país violentada. A cidade é um espaço habitado que, transformando os seus significados, vai impondo uma nova arregimentação do espaço urbano. Michel de Certeau (I. Roland Barthes também determina uma ligação dialógica entre o eu e o lugar urbano.
sem demora Há uma homologia entre linguagem e cidade; os 2 sistemas funcionam com unidades finitas, que consistem de um inconsciente e de uma memória. É um celular gigante que corta nossa cordilheira dos Andes. Este é o panóptico da cidade de Santiago de Chile” (28). Desta maneira, o smartphone, símbolo tecnológico de comunicação perpétua, torna-se um instrumento vigilante e alienante. Os discursos oficiais ideologizan o espaço urbano. Porém, o transeunte as subverte.